Prefeitura de Pomerode opta pela demolição de estrutura de saúde interditada

{10208512-ADDB-4E1E-8ECF-29D115CDF4B4}_Foto Juliano PMP

A Prefeitura de Pomerode decidiu pela demolição da estrutura que abrigava a Unidade de Saúde da Família Ricardo Jung e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o administrativo da Secretaria de Saúde, o Samu, a farmácia básica e a Policlínica. O local está preventivamente fechado desde o início de julho _ quando houve movimentação, aumento das rachaduras existentes e formação de novas fissuras _ após obras de pavimentação na via.

A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (20/8) após o recebimento do laudo feito pela CG Engenharia Ltda. atestando o comprometimento do local.

Segundo laudo, assinado pelos engenheiros Luiz Carlos Gulias Cabral e Patrícia Bayer Gomes, caso seja decidido pela continuidade das atividades na edificação, recomenda-se fortemente que sejam elaborados projetos de reforços e recuperação estruturais contemplando, principalmente, as fundações e os elementos estruturais danificados.

Ainda de acordo com o laudo, considerando a grandeza das intervenções necessárias, as especialidades requeridas e o tempo a ser despendido, é certo que os custos serão elevados a ponto de se requerer análise prévia dos mesmos e a relação custo-benefício, confrontados com os custos de demolição e reconstrução da edificação e as características do terreno.

“Face ao exposto e considerando as informações obtidas no período das inspeções e análises, somos de parecer que a interdição preventiva do uso da edificação mostra-se acertada dado o risco de agravamento das manifestações verificadas até então e também dadas as incertezas que cercam a questão (falta de projetos e dados sobre a execução da estrutura).”

O local teve a construção iniciada em 1996 e a inauguração do local para o Posto de Saúde do Centro foi feita em 2001.

Demolição ou recuperação
De acordo com o prefeito de Pomerode, Rolf Nicolodelli, a reforma teria o mesmo custo de uma nova construção, e seria de difícil recuperação _ pois exigiria perfurações e estaqueamentos dentro do imóvel. Além de não oferecer garantia de que a obra teria a durabilidade esperada para tal investimento.

“Em momento algum a administração queria demolir a estrutura. A ideia inicial era recuperar o complexo que foi pago, em administrações anteriores, pelo povo. A decisão de demolir o local visa à segurança dos trabalhadores e da população que utiliza o local e também a economia de recursos”, explica Nicolodelli.

Todo material retirado do local como telhas, mobiliário e esquadrias, será reaproveitado em outras obras. A contratação de uma empresa para fazer o projeto da nova estrutura irá depender dos recursos que serão arrecadados e investidos.

Primeiro laudo
Após a interdição preventiva a Prefeitura de Pomerode contratou uma empresa para fazer o laudo da estrutura, mas não houve a entrega do documento e o poder público não conseguiu mais contato com o responsável. Sendo assim, optou-se pelo rompimento do contrato, não havendo custo para os cofres

Confira os serviços e endereços que foram realocados após interdição da estrutura:

– Vigilância Sanitária – na Unidade de Saúde Pomerode Fundos (Unidade de Saúde da Família Carlos Ramthum, Rua Leopoldo Blaese, 525, 3387-0114 ).

– Posto de Saúde Ricardo Jung e Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Rua Arno Weege, 82. Telefone 3387-3477.

– Vigilância Epidemiológica – no Centro de Atenção Psicossocial.

– Certificado de Internacionalização de Vacinas – atendimento cancelado até adequação do serviço em novo local.

– Setor de compras – instalado na Prefeitura.

– PPI (autorização de consultas, exames, BPAI, TFD e autorização de AIH) – na Unidade de Saúde da Família Amanda Reinke.

– Farmácia Central – na Unidade de Saúde da Família Amanda Reinke.

– Regulação e Gerência Administrativa – na Unidade de Saúde da Família Amanda Reinke.

– Fisioterapia – autorização de fisioterapia na Unidade de Saúde da Família Amanda Reinke.

– Ambulância – o agendamento de transporte na Prefeitura.

– Gerência de Programas de Governo – na Prefeitura.

– Mapa, controle de TAP e retirada de ECG – na Unidade de Saúde da Família Rosita Zimmer (Ribeirão Areia).

– Coordenação de enfermagem, diretor de políticas, assessora Administrativa e secretário de Saúde – na Unidade de Saúde da Família Rosita Zimmer (Ribeirão Areia).

– Caps – Rua Morro Strassmann, 1240 – Testo Rega. 3382-4731

Fonte: Assessoria de imprensa 3387-7273
Data: 20 de agosto de 2013

 

Deixe um comentário